sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Os Sabores do Ayurveda


A Culinária no Ayurveda é decididamente uma Arte, através da qual experienciamos diversos processos alquímicos, que gradualmente contribuem para a mudança da nossa postura e bem-estar perante a Vida.

Os animais desenvolveram o instinto natural sobre o que comer e o que evitar. O ser humano, no entanto, foi perdendo a capacidade de diferenciar uma dieta benéfica de uma lesiva. A Ciência Médica Moderna elaborou diversos estudos nos quais descobriu as quantidades de nutrientes essenciais contidos em todos os alimentos. Por outro lado, o Ayurveda estudou em pormenor os efeitos de todos os itens alimentares sobre os Humores, sobre os tecidos e órgãos do corpo, e sobre os dejectos. Se todos nós consumíssemos uma dieta baseada na nossa constituição, idade, poder digestivo, estação do ano, etc., poderíamos então viver uma vida saudável e feliz.

A Culinária no contexto do Ayurveda, é um augúrio de prazer, de equilíbrio, estabelecido pelo conhecimento dos condimentos que nutrem e suavizam a vida, e a harmonizam com o propósito divino.







OM SHANTI SHANTI SHANTI OM
SHANTI SHANTI SHANTI OM

1 comentário: