sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Hortelã – Menta spicata

Utilizam-se as folhas. Estimulante, digestiva. Muito usada contra tosses rebeldes, asma e cólicas de origem nervosa. A sua acção é benéfica nos casos de perturbações das funções do estômago, excitando-o e fortificando-o. Por seu poder analgésico acalma as dores de cabeça, gastralgias, cólicas intestinais, hepáticas e nefríticas. Também constitui um vermífugo branco e, usada externamente, em fricções, combate o reumatismo. Indicada nas cólicas, febres, gripes, dor de garganta, stress emocional, dor de cabeça. O pó da folha é usado para combater parasitas intestinais (ameba e giárdia) em crianças.



Hortelã-pimenta: é quente, leve, boa para Kapha e Vata. É antitóxica e febrífuga. Contrai o útero, e é benéfica na obstrução urinária. Aumenta o paladar, e é boa para a sede. Para dores de estômago, diarreia e vómitos toma-se 10 gotas do óleo com água. Fazer inalações é benéfico para a constipação e a febre.





Uso: chás, sumos, saladas, molhos para carnes e massas, pratos da cozinha do médio oriente. Existem algumas variedades. A mais conhecida é a planta rasteira. A suas folhinhas aromáticas são geralmente usadas frescas. Mas podem ser guardadas frescas também. Excelentes no tempero de molhos para saladas, sopas, peixes. Óptima em refrescos e complemento de bebidas (mint julep). Faz um licor saboroso para se tomar com gelo moído. Vai bem em geleias.





Sabor: doce/adstringente

Acção:
PK- V0
Virya: fria

Sem comentários:

Enviar um comentário