quarta-feira, 10 de setembro de 2008

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Hortelã – Menta spicata

Utilizam-se as folhas. Estimulante, digestiva. Muito usada contra tosses rebeldes, asma e cólicas de origem nervosa. A sua acção é benéfica nos casos de perturbações das funções do estômago, excitando-o e fortificando-o. Por seu poder analgésico acalma as dores de cabeça, gastralgias, cólicas intestinais, hepáticas e nefríticas. Também constitui um vermífugo branco e, usada externamente, em fricções, combate o reumatismo. Indicada nas cólicas, febres, gripes, dor de garganta, stress emocional, dor de cabeça. O pó da folha é usado para combater parasitas intestinais (ameba e giárdia) em crianças.



Hortelã-pimenta: é quente, leve, boa para Kapha e Vata. É antitóxica e febrífuga. Contrai o útero, e é benéfica na obstrução urinária. Aumenta o paladar, e é boa para a sede. Para dores de estômago, diarreia e vómitos toma-se 10 gotas do óleo com água. Fazer inalações é benéfico para a constipação e a febre.





Uso: chás, sumos, saladas, molhos para carnes e massas, pratos da cozinha do médio oriente. Existem algumas variedades. A mais conhecida é a planta rasteira. A suas folhinhas aromáticas são geralmente usadas frescas. Mas podem ser guardadas frescas também. Excelentes no tempero de molhos para saladas, sopas, peixes. Óptima em refrescos e complemento de bebidas (mint julep). Faz um licor saboroso para se tomar com gelo moído. Vai bem em geleias.





Sabor: doce/adstringente

Acção:
PK- V0
Virya: fria

Gengibre – Zingiber officinalis – Sunthi

É quente e leve. Aumenta o poder digestivo. É excitante e antioxidante; ajuda a tratar enjoos, combater infecções, prevenir doenças cardiovasculares; é auxiliar no emagrecimento. Recomendado para combater as dispepsias, hemorróidas, diarreia, dores abdominais, má absorção, inapetência e as cólicas produzidas pelo acumulo de gases no estômago e nos intestinos. O chá é um remédio popular para debelar doenças das vias respiratórias, como tosses, bronquites, catarro crónico, asma, gripe, resfriados, laringite, tosse e rouquidão. Os cantores usam-no frequentemente para deixar a voz mais clara e agradável. Tónico geral. Valioso nos casos de flatulência, cólicas, náuseas e vómitos e dor de cabeça. Deve ser evitado em caso de hemorragia, ardor. Para constipações, febre e dores de garganta toma-se uma decocção de gengibre seco com manjericão, pimenta. Para a tosse junta-se ao gengibre, cominhos e açúcar. Para aumentar o apetite e regular os intestinos toma-se 5 gr de pó de gengibre com açúcar de cana natural. O sumo de gengibre é benéfico em caso de uma febre de origem digestiva, e fervido para dores de ouvido aplicando-se 2 gotas em cada orelha. Para os soluços recomenda-se 1 gr de pó de gengibre com mel 3 vezes por dia. Como vermífugo prepara-se uma decocção de gengibre em pó com alho e cardamomo e toma-se 25 ml por dia. Para a expectoração e para a falta de apetite junta-se ao gengibre seco duas vezes a quantidade de sésamo, que é primeiro frito e depois desfeito em pó; toma-se a mistura duas vezes por dia. Útil na dor de costas e reumatismos.


Uso: cru como acompanhamento, pickles, chutneys, molhos, doces, bolos, pães, saladas e carnes de porco. Ralado dá um gosto especial para pratos de carne moída, peixes e camarão. É forte, doce e picante. É muito usado em pó. Excelente no preparo de conservas.


Sabor: picante/doce
Acção: VK- P+
Virya: quente
Vipak: doce

Os Sabores do Ayurveda


A Culinária no Ayurveda é decididamente uma Arte, através da qual experienciamos diversos processos alquímicos, que gradualmente contribuem para a mudança da nossa postura e bem-estar perante a Vida.

Os animais desenvolveram o instinto natural sobre o que comer e o que evitar. O ser humano, no entanto, foi perdendo a capacidade de diferenciar uma dieta benéfica de uma lesiva. A Ciência Médica Moderna elaborou diversos estudos nos quais descobriu as quantidades de nutrientes essenciais contidos em todos os alimentos. Por outro lado, o Ayurveda estudou em pormenor os efeitos de todos os itens alimentares sobre os Humores, sobre os tecidos e órgãos do corpo, e sobre os dejectos. Se todos nós consumíssemos uma dieta baseada na nossa constituição, idade, poder digestivo, estação do ano, etc., poderíamos então viver uma vida saudável e feliz.

A Culinária no contexto do Ayurveda, é um augúrio de prazer, de equilíbrio, estabelecido pelo conhecimento dos condimentos que nutrem e suavizam a vida, e a harmonizam com o propósito divino.







OM SHANTI SHANTI SHANTI OM
SHANTI SHANTI SHANTI OM

Nutrição que vem do Mar ... As Algas

As algas são consumidas como alimento quotidiano desde há séculos. Ao longo de muitas gerações, em países inteiros, milhões de pessoas alimentaram-se e alimentam-se de algas. Este é um alimento gerador de saúde e um ingrediente de referência obrigatória no séc. XXI.



A falta de certos alimentos essenciais e o excesso de outras substâncias prejudiciais na dieta actual, tornam as algas um dos maiores aliados ao equilíbrio do Ser humano, por serem dos alimentos mais ricos em minerais e oligoelementos.





Esparguete do mar - Himanthalia elongata



É muito remineralizante e indicada para combater as constipações de Inverno, bem como para tratamentos e dietas depurativas e de emagrecimento, contra a anemia ferro-pénica, cansaço, menstruações abundantes, queda de cabelo, unhas débeis, transtornos dos sistemas linfático e circulatório, para regular a hipertensão arterial e reduzir o excesso de colesterol.







Kombu - Laminaria ochroleuca e Laminaria sacharina



Entre as propriedades das Laminarias, destacam-se as anti-reumáticas e anti-inflamatórias, reguladoras do peso corporal e da tensão arterial. Fortalece o cabelo e a pele. Esta alga previne a arteriosclerose, o enfarte e as afecções vasculares, pelos seus efeitos fluidificantes da corrente sanguuínea. Moída e misturada com mel, usa-se, na medicina chinesa contra asma e a tosse. Compartilha com a Wakame bons resultados antimutagéginos. Contém açúcares naturais específicos das algas, como a fucose e o manitol, adequando-se para o consumo por diabéticos, pois não aumenta o nível de açúcar no sangue.





Wakame - Undaria pinnatifida



Fortalece o cabelo e as unhas. Previne e reduz os problemas de descalcificação óssea, como a osteoporose. Fornece cálcio às mulheres a partir dos 30 anos, quando costuma iniciar-se a diminuição da massa óssea, mas também a crianças, idosos, mulheres grávidas, e todos os que precisem de um suplemento de cálcio. O seu Iodo activa o metabolismo e elimina o excesso de gorduras. Encontram-se nesta alga várias substâncias capazes de desintoxicar o corpo, eliminando metais pesados e radioactivos e, inclusivamente, a nicotina, neutralizando os efeitos mutagénicos e cancerígenos de outros produtos.





Nori - Porphyra Umbilicalis e Porphyra linearis



Prevenção e tratamento da anemia. A amais indicada para cuidar da visão, especialmente na falta de visão nocturna. Para nutrir e proteger a pele e as mucosas. É adequada em épocas de necessidade de proteínas de alta qualidade: grávidas, crianças, adolescentes e desportistas. Para combater a infecção por bactérias. Excelente alimento para reduzir os índices do colesterol e prevenir a arterioscleros, quer pelos seus ácidos gordos insaturados quer pela presença do aminoácido taurina. Consumir uma pequena quantidade de Nori facilita a digestão e ajuda a eliminar a acumulação de gordura. É um bom complexo remineralizante para todas as idades e ideal para prevenir carências. Rica em vitamina B12.





Agar-agar - Extracto de Gelidium sesquipedale



O Ágar-agar exerce uma acção reconstituinte e fortificadora sobre as glândulas digestivas e intestinais. Ajuda a eliminar o excesso de colesterol e a diminuir a absorção das gorduras que comemos. Contribui no arrastamento dos resíduos do estômago e dos intestinos: metais pesados, pesticidas e substâncias radioactivas, que torna insolúveis e expulsa do corpo por via intestinal. A sua mucilagem pode solucionar a prisão de ventre ao mesmo tempo que regenera e suaviza as paredes intestinais danificadas. Com efeito, a alga Gelidium, da que provém o Agar-agar utilizou-se na medicina popular no tratamento de úlceras e transtornos gástricos.





Dulse - Palmaria palmata



Ideal como reconstituinte em estados de anemia, astenia (debilidade) e processos pós-operatórios. Fortalece a visão. Aconselhada para problemas gástricos e intestinais e para a regeneração das mucosas (respiratória, gástrica e vaginal). Em infusão, utiliza-se nos processos febris para provocar a sudação. Como outras algas vermelhas exerce uma acção vermífuga e actua como anti-séptico e antiparasitário, saneando a flora intestinal.





Musgo da Irlanda - Chandrus crispus



É espessante, emulsionante, gelitificante e protectora da mucosa intestinal. Indicada tanto na prisão de ventre como na diarreia. Pode absorver os raios-X e outros elementos radioactivos do organismo. É usada como expectorante e tónico respiratório e em transtornos utinários. A sua geleia é usada contra a bronquite, o catarro e a gripe. É benéfica contra a hipertensão.





Fucus - Fucus vesiculosus e Fucus spiralis



Esta mucilagem é um suave laxante, que ajuda a dissolver o colesterol e a combater a celulite (devido aos seus esteróides, à sua fibra e à activação da glândula tiróide). Anti-inflamatória externa.









Nutrientes presentes nas Algas



Wakame

Cálcio, proteínas, aminoácidos equilibrados, fibra e iodo.

Kombu

Magnésio, cálcio, ácido glutâmico, ácido algínico, fibra e ácidos gordos insaturados.

Esparguete do Mar

Ferro, vitamina C, potássio, fósforo e fibra.

Nori

Proteínas completas, vitamina A e vitamina B12.

Dulse

Potássio, ferro, vitaminas A, C e E e proteínas completas

Musgo da Irlanda

Cálcio, proteínas, fibra solúvel (carregenatos) e ácidos gordos insaturados.

Agar-agar

Fibra solúvel.





Alimento/(mg por 100g)

Cálcio

Fósforo

Magnésio

Potássio

Sódio

Ferro

Wakame

1380

235

680

6810

4880

30

Musgo da Irlanda

1120

135

600

1350

1200



Kombu

810

165

715

4330

2620



Esparguete do Mar

720

240

435

8250

4100

59

Nori

330

235

370



940

30,5

Dulse

560

235

610

7315

1595

50

Leite de Vaca

120











Iogurte

120











Queijo fresco

94











Levedura de Cerveja











17,5

Soja











8,6

Espinafres











4,1

Ovos











2,7

Vitela











2,2









































Alimento(g por cada 100g)

Proteínas

Vitamina B12

(mcg por 100g de algas)

Vitamina E

(mg por 100g)

Fibras (%)

Wakame

22,7

3,6

1,4-2,5

35,3

Nori

29

29



34,7

Musgo da Irlanda

20







Dulse

18

9

2,2-13,9



Esparguete do Mar

8,4





32,7

Kombu

6,9



1,6



Ovo

12,9







Leite

3,3







Soja

35







Carne de Vaca

20







Carne de porco

16







Amêndoa

19







Azeite





13



Peixe





0,3-1,6



Abacate





3



Couve







34,3

Alface







26,5



ver também

http://www.algamar.com/quienes.php?id=6